segunda-feira, 8 de junho de 2009

EDUCAR PARA FAZER MELHORES ESCOLHAS

Segundo Moran num mundo cada vez mais complexo e onde há tantas possibilidades em todos os campos, pessoais e profissionais, precisamos fazer cada vez mais escolhas. A educação pode ser um caminho fundamental para termos condições de fazer escolhas mais significativa nos campos intelectual, emocional, profissional e social na construção de uma vida mais plena de sentido e realização.
Aprender não é somente acumular informações, mas transformá-la em conhecimento, conhecimento este que nos permite fazer opções, produzir boas idéias, construir valores, visões de mundo e estabelecer critérios para viver melhor. Aprende-se na escola, na família, nas instituições, nas ruas. A escola deve focar a vivência de práticas aprendidas, ensinar a assumir desafios e sair de situações difíceis.
A educação é mola mestra para nossas escolhas, precisamos dela para fazer escolhas significativas, que nos realizem, que tenha valor para nós e para os outros. É fundamental escolher um trabalho e uma vida que nos gratifique e que nos realize. O mundo está cheio de pessoas frustradas, que descobriram tarde demais que fizeram a escolha errada, o tempo passou e julgam que agora é tarde.
No dia a dia vamos descobrindo e redescobrindo novas maneiras de nos relacionar com o mundo, nos tornamos mais capacitados para enfrentar a vida profissional, familiar, pessoal e social.
Muitas pessoas se perdem no mundo por não terem a segurança no caminhar, são comodistas, pois, não aprenderam a pensar criticamente e se libertar das amarras do mundo. A educação deve trazer significância para nossas vidas. “Educar é ajudar a desconstruir o que não serve mais e reconstruir de forma mais ampla valores, emoções,visões de mundo mais condizentes com nosso grau de percepção atual”.
A educação integral e humanista é decisiva para nos ajudar a desenvolver e a crescer na nossa realização pessoal, familiar, profissional e social.

www.eca.usp.br/prof/moran/

Nenhum comentário:

Postar um comentário